Chamada de Trabalhos

Data limite para submissão dos trabalhos:
30/09/2012

Normas para inscrição e apresentação dos trabalhos
Os trabalhos poderão ser do tipo comunicação cientifica ou relatos de experiências devendo estar incluídos em uma das seguintes áreas temáticas:

1 - Comunicação
2 - Cultura
3 - Direitos Humanos e Justiça
4 - Educação
5 - Meio Ambiente
6-  Saúde
7-  Tecnologia e Produção
8 - Trabalho

1. Autoria

Cada trabalho poderá ser composto por, no máximo, 4 (quatro) autores. Sendo que o 1º autor poderá ter até dois trabalhos inscritos. Somente receberão certificado os autores inscritos. 

Os trabalhos que não atenderem a estas especificações não serão aceitos.

2. Critérios de Avaliação para os trabalhos a serem apresentados no evento

A análise dos trabalhos será feita por avaliadores ad hoc no sistema anônimo, adotando  os critérios e procedimentos informados para cada uma das modalidades de trabalho a serem apresentados no Seminário Multidisciplinar de Extensão Universitária. A Comissão julgará os trabalhos exclusivamente por sua qualidade, e serão consideradas somente contribuições enquadradas no escopo do Seminário. Será observado o enquadramento às normas do Seminário Multidisciplinar de Extensão Universitária, tais como: clareza do tema proposto, se o trabalho é original, oferece contribuição pertinente, clara e significativa para o tema do evento, há coerência e coesão textual entre o título e o desenvolvimento do trabalho; discussão pertinente e suficiente, apresentação, organização e tamanho do trabalho são satisfatórios; consistência na construção do desenvolvimento do trabalho; coerência entre o(s) objetivo(s)e a conclusão do trabalho; procedimentos metodológicos; adequação da norma culta da Língua Portuguesa; referências bibliográficas segundo normas da ABNT.

NÃO CABERÁ RECURSO QUANTO A  NÃO APROVAÇÃO DO TRABALHO.

3. Formato dos Trabalhos

O formato dos trabalhos para submissão será Resumo Expandido. Os Resumos Expandidos devem estar estruturados de acordo com as instruções abaixo:

3.1.  Recomendações Gerais

Os resumos expandidos devem observar os critérios e procedimentos informados na proposta do Seminário Multidisciplinar de Extensão Universitária, não podendo conter qualquer tipo de ofensa ou discriminação a outras pessoas e/ou ideologias. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade de seus autores. Ao submeterem seus trabalhos, estes concordam que os direitos autorais referentes a cada trabalho estão sendo cedidos para os Anais do Seminário Multidisciplinar de Extensão Universitária.

3.2 Normas Técnicas

Os trabalhos devem:

1. Ser enviados exclusivamente pela internet, através da página do evento, anexado no campo indicado. Somente serão aceito em Word. O tamanho não poderá exceder 2 MBytes.
1.1. O texto deve ser organizado em Título, Autores, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões ou Considerações Finais, Agradecimentos, Referências,Tabelas e Gráficos, não devendo inserir imagens;
1.1.1. Textos vinculados à pesquisas de Iniciação Científica, resultantes de orientações ou ações extensionistas devem conter referência a orientadores(as) e/oucoordenadores;
1.2. O resumo expandido deverá ocupar de 3(três) a 7 (sete) laudas, incluindo Texto, Tabelas, Gráficos e Referências;
1.3. O Texto deverá ser apresentado em página A4, margens superior e esquerda 3,0 cm, margens inferior e direita 2,0 cm. Deve ser empregada fonte Time New Roman, corpo 12 e justificado. O espaçamento entre as linhas deverá ser 1,5;
1.4. As citações de artigos (referências) no texto devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT / NR 14724/2011), no sistema autor-data (SOBRENOME, ano);
1.5. Citações de trabalhos extraídos de Resumos e Abstracts, publicações no prelo e comunicação pessoal não são aceitas na elaboração do resumo expandido;
1.6. O texto deverá iniciar com o TÍTULO no alto da página, centralizado, em negrito e em letras maiúsculas apenas nas iniciais do título, na Fonte Times New Roman, com espaçamento e entre linhas simples. Solicita-se que o título esteja sucedido por dois pontos quando houver necessidade de explicação ou especificação.
1.7. Se o título do trabalho é vinculado a algum projeto de pesquisa e/ou extensão, deverá ser apresentado o título do Projeto em nota de rodapé;
1.8. Depois de dois espaços do Título, devem aparecer os Nomes Completos dos Autores, separados por ponto e vírgula, emfonte Time New Roman, corpo 12, centralizados e grafados somente com as primeiras letras maiúsculas;
1.9. Em um paragráfo logo abaixo dos nomes dos autores deve vir os nomes das instituições e função (Times 10) dos respectivos autores, precedido pelo numero correspondente, que deverá estar escrito ao nome de cada autor.
1.10. A seção Resumo deve ter no máximo 250 (duzentos e cinquenta) palavras, em espaço simples, com informações sobre a justificativa, os objetivos, métodos, resultados e conclusões do trabalho. Deverá ser iniciado imediatamente abaixo da palavra Resumo. Não deve conter referências bibliográficas;

1.11. Após o Resumo seguem-se as Palavras-chave: de 3 (três) a 5 (cinco), em português, ligadas ao tema do trabalho, separadas por ponto, E QUE NÃO DEVEM ESTAR PRESENTES NO TÍTULO;
1.12 A seção Introdução deve ser breve e justificar o problema estudado de forma clara, utilizando-se revisão de literatura. O último parágrafo deve conter os objetivos do trabalho realizado;
1.13 A seção Metodologia deve ser concisa, mas suficientemente clara, de modo que o leitor entenda os procedimentos, as categorias e perspectivas de análise adotadas.
1.14 A seção Resultados e Discussão devem conter os dados obtidos, até o momento. A discussão dos resultados deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho , indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações;
1.15 A seção Conclusões ou Considerações Finais deve ser elaborada com o verbo no presente do indicativo, em frases curtas, sem comentários adicionais (Resultados e Discussão), e com base nos objetivos e resultados do Resumo Expandido.
1.16 Na seção Referências devem ser listados apenas os trabalhos mencionados no texto, em ordem alfabética do sobrenome, pelo primeiro autor. Dois ou mais autores, separar por ponto e vírgula. Os títulos dos periódicos não devem ser abreviados. A ordem dos itens em cada referência deve obedecer às normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Demais questões de formatação devem obedecer à normatização mais recente da ABNT. Resumos enviados fora das normas TÉCNICAS serão descartados. A REVISÃO GRAMATICAL DEVE SER FEITA PELO(S) AUTOR(ES).

4. Orientação para apresentação dos trabalhos

Os trabalhos deverão ser apresentados em forma de Comunicação Oral ou Pôster. No ato da submissão do trabalho deve ser indicada a forma de apresentação.

Comunicação Oral
Cada trabalho terá no máximo 10 (dez) minutos para apresentação.

Pôster
Tamanho do pôster: Largura: 80 cm; Altura: 1.20 m. Deve constar: título, nome(s) do(s) autor(es), instituição e cidade/estado do(s) autor(es), área temática, introdução, objetivo, metodologia, conclusões e referências. A metodologia e os resultados poderão ser ilustrados com figuras, quadros e tabelas.
As informações devem ser organizadas buscando apresentar e facilitar a compreensão das ideias centrais do trabalho. Um dos autores deverá fixar o pôster antes do início da sessão, devendo permanecer durante todo o período definido para apresentação. O título do trabalho no pôster deve ser o mesmo do título do resumo enviado.